terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Copa do Mundo: A Nossa 'Distopia' Começou



A Copa do Mundo está às portas e, dessa vez, o nosso país será o palco para a realização desse evento. Talvez você faça parte daqueles que há alguns anos atrás ficaram bastante contentes com a notícia, com a ideia de que um evento futebolístico de grande porte seria sediado aqui, no Brasil. E, é muito provável que aquela felicidade inicial tenha se transformado em revolta, ira, em pesar, tristeza ou, para alguns que sofreram na pele os efeitos dos preparos para a copa, terror.

Não gosto do futebol. Acredito que o propósito inicial se perdeu e assumiu um caráter capitalista cruel, explorador. Detesto a importância que ele assumiu no país, o quanto as pessoas o supervalorizam e a cegueira que segue essa paixão. Mas, isso não me impede de avaliar imparcialmente a questão, que é o que venho fazendo desde que o Brasil foi escolhido como sede da copa. Não pretendo encher esse texto (curto) com dados e estatísticas, apenas um questionamento: Você percebe que a nossa distopia já começou?

Ao avaliar um pouco a questão, você chegará a conclusão de que um número assustador de brasileiros segue a seguinte linha de pensamento: Apesar de não termos hospitais e o sistema de ensino ser um dos piores, apesar de haver um aumento considerável da criminalidade e injustiças por parte dos que estão no poder, apesar da pobreza extrema e da fome ainda serem uma realidade em nosso país, apesar de todos os males, ainda temos o futebol.

Uma quantia assustadora já foi e está sendo gasta para a realização da copa. A mídia manipuladora tenta fazer o cidadão brasileiro enxergar benefícios que não existem nesse evento, benefícios que deveriam vir com os mesmos valores que estão sendo gastos para trazer um evento que beneficiará a uma minoria. Diante dos dados e informações, muitas das quais obtidas na internet, que nos fornece a liberdade de acessar a verdade original antes de a mesma ser manipulada, muitos estão se indignando e entendendo o quão importante é a sua voz quando unida com a de outros cidadãos.

Estamos vivendo um cenário distópico: injustiças de toda a espécie, um povo explorado, a mídia tentando incutir na mente das pessoas que é assim que as coisas devem ser e que essa é a melhor realidade, repressão à democracia. E você está diante desse cenário. Você é a projeção real dos personagens abordados em 1984, Jogos Vorazes, Destino, Divergente, Neuromancer, Laranja Mecânica, Admirável Mundo Novo, entre outros. É a sua vez de gritar, de sair, de exigir. É a sua vez de lutar por um futuro diferente e, por que não, um futuro melhor.

É isso. Não vou me estender mais. Esta é uma abordagem simplista de um problema profundo, um problema que continuará a se repetir se nós não vivermos a revolução, deixá-la correndo em nossas veias, a revolução como nossa adrenalina, nos impulsionando para frente, todos juntos em um grito único e assustador.

Aconselho que pesquisem a respeito do significado que a copa está tendo e terá na vida de vidas de todo nosso país. Informem-se também sobre outros problemas que o nosso país está enfrentando e notem o quanto as suas vozes são importantes. Espero que, juntos, possamos trazer um final feliz a essa história.

Por Henrique Magalhães

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. gostei do texto. eh exatamente isso.
    uma pequena ressalva: creio que vc quis dizer "1984" ao invés de "1994".

    ResponderExcluir
  3. Muito obrigado por deixar seu parecer, Lu. Correção efetuada com sucesso rsrs ;)

    ResponderExcluir