sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Análise: As Vantagens De Ser Invisível [de Stephen Chbosky]




Uma leitura maravilhosa, um livro que não irei esquecer! Foi prazeroso fazer parte da mente de Charlie. Vou tentar melhor descrever: Imaginem a sensação de queda, quando sentimos um "frio na barriga" e depois tudo volta ao normal. Imaginaram? Isso me lembra um mundo que quebra e depois se reintegra.

Sobre a Obra

"E quero que você saiba que sou feliz e triste ao mesmo temo, e ainda estou tentando entender como posso ser assim."

Charlie é um garoto depressivo de 15 anos, continuamente está em busca de um sentido para sua vida, não compreende a si mesmo e acha muito confusa a forma com que a maior parte das pessoas se comportam. Através do envio de cartas a um amigo anônimo ele encontra uma forma de conversar com alguém e expõe seus pensamentos, sentimentos e acontecimentos de sua rotina no Ensino Médio. Ele descobre que escreve muito bem, graças ao seu professor Bill que diz que ele escreve do mesmo modo como fala. Incentivado por Bill que lhe oferece vários livros, Charlie começa a escrever resenhas, descobrindo o quanto é capaz de utilizar a leitura a seu favor, para aumentar sua compreensão de mundo, e compreender como as coisas funcionam.

As Vantagens De Ser Invisível e Sua Aplicação na Vida Real.




+ Ser invisível

"Meu avô estava chorando. O tipo de choro que é silencioso e secreto. O tipo de choro que só eu percebi."

Existem momentos em que é possível romper grandes barreiras criadas para que pensamentos e emoções fiquem ocultos, confinados em uma espécie de prisão mental, longe do conhecimento de outros indivíduos e em segurança máxima, nestas situações agimos como pessoas invisíveis, capazes de testemunhar a essência do comportamento humano, dotadas de uma visão superior e conectadas aos sentimentos de quem acredita que é a única que possui as chaves para a porta de seus segredos. O hábito da leitura aperfeiçoa nossa análise crítica e faz com que diversas informações sejam assimiladas de um modo mais simples. 

+ Drogas, Álcool e Depressão

"Agora fumo mais de dez cigarros por dia."

Charlie perdeu 2 pessoas de que amava muito, sua tia Helen, vítima de um acidente de carro no dia de seu aniversário e seu melhor amigo Michael que se suicidou. Charlie precisou fazer visitas constantes a um Psiquiatra para tentar se recuperar, além de que ele era tratado pelas pessoas com muita delicadeza, como em sua escola, pois seus professores lhe davam nota A devido ao medo dele seguir o exemplo de Michael, suicidando-se. 

A maior parte das pessoas que são depressivas, apresentam alguns quadros de tristeza, pessimismo e baixa autoestima, que aparecem frequentemente e podem estar associados entre si. Devido aos seus efeitos, as drogas e/ou o álcool pode(m) provocar um alívio passageiro da ansiedade e do stress, escondendo por um período a sensação de mal-estar, que mais tarde reaparece com maior intensidade, agravando as chances de vício e dos sintomas depressivos. Quando a depressão se combina com a dependência, é possível ter sérios problemas: Quanto mais doenças se somam, mais complicado é o tratamento e maior é o comprometimento da pessoa. Quem ler As vantagens de ser invisível conseguirá melhor entender a confusão de sentimentos de alguém, pois a ideia de escrever As Vantagens de Ser Invisível partiu de um momento de crise na vida de Stephen Chbosky em que precisava entender por que pessoas tão boas se permitiam ser tratadas por outras de maneira tão ruim.

+ A importância de se ter amigos


Diversas pessoas confundem o verdadeiro significado do que significa ter um amigo. Muitas pessoas possuem no facebook milhares de "amigos", então costumo fazer as seguintes perguntas: Quantos tem uma boa conversa com você? Quantos destes que conversam bem contigo, dizem se importar com você? E desse último grupo, quantas pessoas abandonam projetos para que nunca se afastem de você, para que sempre lhe tenham por perto, e que possuem prazer em estar ao lado de você, pois lhe consideram a melhor amizade que poderiam ter? Quantos amigos sobraram? É estranho como estas pessoas não se dão conta de que assim como Charlie, elas também são depressivas, pois não aceitam o fato de que possuem poucos, ou até mesmo nenhum amigo, e utilizam essa falsa amizade para se sentirem completas quanto ao âmbito social, criando uma mentira para encobertar seu maior medo, a solidão. 

Felizmente Charlie encontra amigos, Sam e Patrick, eles trouxeram-lhe a oportunidade de sorrir novamente, a vontade de continuar vivendo, Patrick com seu modo despojado, brincalhão, e Sam com seu otimismo, fizeram com que ele apesar das dificuldades, se reerguesse e se transformasse em um ser humano 
melhor.

"Eu me sinto infinito.
E Sam e Patrick olharam para mim e disseram que foi a melhor coisa que já tinham ouvido."

Estou ansioso para ler o próximo livro do autor, que também será um romance que será emocionalmente parecido com As Vantagens de Ser Invisível, mas vai se passar nos anos 1970. 

Por Cleiton Gaudêncio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário