sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

Análise: Adeus, Mr. Chips [de James Hilton]


Adeus, Mr. Chips (no original Goodbye, Mr. Chips) acabou por se tornar o primeiro de 365 livros que pretendo ler conforme o projeto de leitura.

Trata-se de um daqueles livros que nos faz questionar "Por que motivo nunca ouvi falar desse livro antes?"

Sobre a Obra

Trata-se de uma novela escrita pelo inglês James Hilton (09/09/1900 - 20/12/1954), que nos conta a história de Mr. Chipping, tradicionalista, severo e rígido ao seu modo, exteriormente tímido e interiormente brilhante, compreensivo, amável, que nos é apresentado aos 81 anos de idade, já aposentado e sob os cuidados de sua anfitriã, a Sra. Wickett. Nesse contexto, por meio de suas memórias descritas emflashbacks, somos apresentados a um Chips de 22 anos, iniciando seu exercício como professor de grego e latim em um internato para jovens garotos britânicos e percorremos vários momentos da vida vivida por ele, suas transformações, a influência que exerce sobre seus alunos e o futuro destino dos mesmos, seu relacionamento admirável com a mulher que vem a ser não apenas sua esposa, mas a divisora de águas em sua vida.
Adeus Mr. Chips e Sua Aplicação na Vida Real

Acredito que um dos elementos mais importantes no universo da leitura é o momento em que refletimos sobre como podemos aplicar elementos da obra a nossa própria vida e a nossas próprias experiências, seja um livro de ficção, um romance de formação ou uma história de fantasia. Eu disse "um dos" sei que existem vários outros elementos que fazem com que a experiência da leitura seja rica a ponto de ser posta em elevadíssima estima (ok, parei!).

+ Juventude

Sobre como o magistério exerce e deve exercer influência na vida dos que estão sob sua responsabilidade, sem a necessidade de regras e atitudes de caráter totalitário. A harmonia e a amizade que pode se formar entre alunos e professores e os efeitos dessa relação na vida dos indivíduos é um dos elementos que conferem singularidade a Adeus, Mr. Chips.

 + Velhice

Algumas coisas são inevitáveis, a velhice é uma delas. Enquanto vivermos, envelheceremos, antes, no entanto, viveremos uma vida repleta de momentos memoráveis, bons e ruins, situações das mais variadas, encontraremos pessoas de todos os tipos, e conheceremos ainda muitas histórias. A velhice porém virá, inevitável, e em muitas situações precisaremos recorrer as nossas lembranças. Isso nos leva a considerar o modo como estamos guiando nossas vida e as prioridades que estamos estabelecendo.

+ Tradições

Mr. Chips, ao passo que vai avançando em idade, vai também fazendo parte da transformação que ocorre na sociedade, na mentalidade das pessoas, em seus focos, em seus conceitos. Algumas tradições parecem não fazer mais parte desse novo mundo e por isso necessitam ser abandonadas. A diferença que há entre as classes sociais e o modo como se relacionam, as mulheres e sua presença ativa na sociedade são um exemplo de que as coisas estão mudando e já não serão como foram. Como Chips, nós também vivemos em um mundo em que muitos conceitos precisam ser revistos e já não podem conviver com as transformações que definem a modernidade. É preciso  abandonar algumas crenças e manter outras, a mente precisa estar bem alimentada e ser bem influenciada para que cada decisão esteja firmada na razão e no bem coletivo.

 + Senso Crítico

A esposa de Chips é uma daquelas personagens femininas, retratadas em uma sociedade aristocrática e cheia de preconceitos, que não teme em falar o que pensa do modo como as coisas são. Com seu carisma ela encanta e aproxima as pessoas, transforma o modo como elas lhe dão com os outros ou os pensamentos que a sociedade lhes força a alimentar, e quando não logra isso ao menos os deixa intrigados e admirados. Teve um papel fundamental na vida de Chips, que antes de conhecê-la duvidava de seu próprio valor como magistério e ascendeu alimentos uma chama quase apagada que conferiu a Chips a popularidade, lealdade apreciação de muitos. Ela acaba por retratar a importância de defender suas crenças para o bem coletivo e manter a mente sempre disposta a avaliar as perspectivas.

+ Guerra e Perda

A guerra é imprevisível e por esse motivo é preciso preparar o espírito para encará-la de modo a manter-se vivo e auxiliar os outros. Uma das maiores honras em um período onde a morte e a dor da perda parecem imperar, uma alma calma é como o próprio paraíso. Após ter vivido suas próprias perdas, Chips consegue encarar o clima escuro da guerra com otimismo e até mesmo com humor, estados de espírito que ele acaba difundindo para os que estão ao redor. Um dos momentos memoráveis da obra e um dos ensinamentos que só o tempo e o futuro nos dirão se realmente aprendemos.

+ Amizade e Lealdade

O valor que tem as lembranças de momentos vivenciados com pessoas que podemos denominar amigas tem um valor inestimável e é um dos fatores que nos mantém de pé diante de uma grande perda, ou de grandes perdas. Chips teve de lhe dar com a morte de alunos, pais de alunos, colegas de trabalho, conhecidos e de pessoas mais próximas, com o advento da guerra, a perda acabou se tornando uma presença de todos os dias. E as lembranças acabam por nos manter de pé, se tornam valiosas, necessárias, vitais. Uma das consequência de se viver muito é ter de vivenciar a perda em muitos momentos. E o que nos mantém sãos, lúcidos e vivos se não as lembranças?

+ Formação da Personalidade

Chips, inicialmente tímido, pouco sociável, que se utilizava da severidade para conseguir o respeito (fruto do temor), passa por grandes transformações. Diferente do que muitos possam ainda pensar, mudar está muito longe de ser indício de fraqueza de espírito ou falta de caráter. A mudança é necessária e benéfica quando a buscamos e aproveitamos os momentos em que a vida nos presenteia com a dádiva do espelho, quando somos colocados diante de nossos erros e falhas de caráter e nos dispomos a não maquiá-los mas, removê-los.

Então, pare o que você estiver lendo e vá dar um Adeus, Mr. Chips!

Por Henrique Magalhães

Nenhum comentário:

Postar um comentário