sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Análise: Mestre Gil de Ham [de J.R.R. Tolkien]


Mestre Gil só confirma que Tolkien é imperativo no reino dos escritores da fantasia e contadores de histórias.

Sobre a Obra

Trata-se se uma história inicialmente criada para entreter seus filhos, mas que adquiriu proporções universais acabando por tornar-se mais uma das grandes e inesquecíveis obras de Tolkien.

Mestre Gil é um fazendeiro que mora com a sua esposa e com Garm, seu cachorro vaidoso e covarde. Uma série de eventos insólitos e que demanda muita bravura do pobre fazendeiro surge como resultado da casual presença de um gigante que, em sua viagem, vem arrasando flores e ameaçando a integridade de sua fazenda. Mestre Gil nem imagina que o gigante em suas terras virá a ser o menor de todos os seus problemas. O bom humor de Tolkien está presente e praticamente toda a história e seus dotes como contador de história e inventor de mundos.

Mestre Gil de Ham e Sua Aplicação à Vida Real


+ Uma Criança que lê Tolkien, lê o mundo e as pessoas

Se eu houvesse lido Mestre Gil de Ham quando criança, eu teria criado a noção da Causalidade, de como o totalitarismo é um sistema econômico injusto, interesseiro, mesquinho e egoísta e, por isso, deve-se impor contra ele, de como assumir responsabilidades é comprometedor, de como cumprir com as responsabilidades é gratificante e, mais importante ainda, de como a fantasia é a melhor forma de aprender seja lá o que for!

Mestre Gil de Ham mexe com a imaginação, fazendo ela fervilhar em seu ápice. Para o adulto leitor, a narrativa de Tolkien resgata o gosto pelas histórias de bravos e improváveis cavaleiros, animais falantes, dragões espertos e gigantes, fábulas que falam com algo mais profundo que existe dentro de nós. Acredito que histórias como essa conseguem alcançar a inocência infantil que reside em alguma parte dentro de nossa mente. 

Eu não tenho dúvidas de que uma criança que lê Tolkien, lerá também o mundo a sua volta com todas as suas implicações e lerá também as pessoas, com todos os seus enigmas comportamentais, além de servir como uma catapulta que imerge a criança em um caminho sem volta para o fantástico mundo da leitura. É o tipo de história que desperta o amor pelos livros e por histórias. Seus personagens tem aquela capacidade de ficarem vagando em nossas mentes mesmo depois de muito tempo, como se houvéssemos lido a história ainda ontem e seus cenários se tornam nostálgicos.

+ A Poderosa Fantasia

Tive o privilégio de ser inserido no mundo da fantasia ainda bem pequeno , vivo nesse mundo até hoje e não tenho dúvidas de morrerei e serei enterrado nos solos férteis e incomparáveis dessa terra mágica. A fantasia mexe com algum ponto existente dentro do homem, a ideia do grandioso, do magnífico, a sensação do sobrenatural, do inexplicável, da fantasia e suas maravilhas são indescritíveis e impagáveis.

Ler fantasia é como centuplicar o prazer de existir. É uma real forma de quebrar todos os limites da realidade inalterável e, em grande parte, catastrófica e sem sentido, na qual vivemos utilizando a imaginação. E a melhor parte é que pode ser feito a qualquer momento quando precisamos nos retirar de onde estamos sem que saiamos do lugar. A fantasia é a prova de que nós somos capazes do impossível e não é porque o impossível e o fantástico ocorrem em nossa mente que ele não é real. A prova da potência da literatura de fantasia é o modo como ela nos enche de coragem para continuar vivendo em um mundo que não corresponde exatamente a nossas necessidade e que, em muitos casos, se mostra insuportável. 

E se eu começasse a elencar os pontos vantajosos e os benefícios inerentes à fantasia esse post nunca poderia ser completado!

Por Henrique Magalhães

Nenhum comentário:

Postar um comentário