sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

001# NA SUPERFÍCIE DA BOLHA: A Morte dos Leitores na Era dos Smartphones

Texto de 1 minuto



Sua mente tornou-se um produto que está sendo comprado para consumir apenas Facebook, Whatsapp, Instagram, Twitter, reality shows, virais da internet, youtube, fotografias, notícias, programas de TV, smartphones e seus milhares de aplicativos.
Seu celular está sempre em seu campo de visão, ao seu alcance. Bateria descarregada é sinônimo de um dia perdido.

É o tempo da multitarefa. E daí se pesquisas afirmam insistentemente que falar ao telefone enquanto responde aos amigos no bate papo, vê um clipe no youtube e consome uma quantidade absurda de informações está alterando a estrutura de seu cérebro e minando sua capacidade de concentração e atenção. Afinal, essas são moedas em desuso, desvalorizadas.

Ler um livro no coletivo a caminho do trabalho ou na volta para casa lhe causa dores de cabeça. Ler e escrever as mensagens em seu bate-papo, não.


Desapresse-se! Reflita um pouco sobre o que a internet, as tecnologias, a mídia e as indústrias estão fazendo com a sua mente.

Desligue a TV, saia do PC, leia um livro. Tenha Sempre um livro ao alcance das mãos, as páginas ao alcance dos olhos. Preencha os vários espaços de seu tempo com os livros, entre eles. Não se assombre se de repente as pessoas começarem a arranjar desculpas para conversar com você, elas notarão que há algo diferente em suas palavras, que há mais vida nelas.

5 comentários:

  1. Bem colocado! Hoje temos uma geração alienados. Infelizmente...

    ResponderExcluir
  2. Há poucos dias atras me sentei num sofá na hora do almoço onde trabalho e começei a ler um livro (de papel) entre umas 07 pessoas (todas) com celular e fone de ouvido. Me senti um alien mas me senti feliz. Belo texto.

    ResponderExcluir
  3. muito bom o texto! na era da informação em que a internet é um grande portal para o conhecimento, as pessoas preferem ser zumbis.

    ResponderExcluir
  4. muito bom o texto! na era da informação em que a internet é um grande portal para o conhecimento, as pessoas preferem ser zumbis.

    ResponderExcluir
  5. O ser humano é tão boçal que conseguiu transformar tais aparatos tecnológicos de certa forma revolucionários em objetos de alienação

    A internet quando foi disponibilizada em massa foi considerada um avanço para a humanidade pois com a capacidade tão grande de disponibilizar informação entre outros iria elevar o conhecimento geral da população á nível global

    Pois bem em pouco tempo o que mais havia eram sites pornográficos e para piorar a internet foi banalizada com conteudos imbecis e justamente são esses os mais acesssados

    ResponderExcluir