terça-feira, 20 de janeiro de 2015

Resenha: Oficina de Escritores: Um Manual Para a Arte da Ficção



Ao concluir a primeira leitura de Oficina de Escritores, voltei à primeira página e dei início a leitura novamente, realizando inúmeras marcações e anotações. Acredito que esse desejo de reler o livro irá assaltar a todos os que esperam um dia publicar seu primeiro livro, seguindo a carreira como escritores. Em especial, aqueles que desejam dar à seus futuros leitores uma história digna de sua apreciação, tempo e dinheiro. Stephen Koch, que durante vinte anos ensinou a arte da ficção na School of Arts da Columbia, disseca com entusiasmo, paixão e com medida certa de profissionalismo, diversos processos da escrita. Mesmo os leitores que não desejam seguir o ofício de escritores encontrarão nas páginas deste livro a dose suficiente de empolgação, que parece escapar das páginas qual carga elétrica.


Estou certo de que você encontrará bons motivos para deixar para amanhã, mas duvido muito que haja grande mérito em algum deles. [pág 2]

Antes de mais nada, tenha em mente que escrever é um ofício, uma profissão. Ou você realiza um bom trabalho ou faz um trabalho ruim, tudo dependerá do seu empenho em dominar as habilidades por da escrita.

Para começar, só a leitura nos treina a usar corretamente as palavras. Isso não é uma coisa qualque: a falta de correção implica falta de comunicação. Se você empregar mal a língua as pessoas não o entenderão. É preciso saber exatamente o que as palavras significam e como empregá-las. [pág. 55]
Parafraseando algumas analogias contidas em Oficina de Escritores, escrever não é como esfregar uma lâmpada mágica e se deparar com um gênio dos desejos. O processo é mais parecido com o meticuloso trabalho de um arqueólogo, com a diferença de que o objeto de trabalho do escritor é a palavra e seu domínio sobre os diversos mecanismos que giram em tono dela. O escritor precisa desenterrar a história de algum lugar em sua mente. é um trabalho árduo e precisa ser feito com cuidado e esmero. Ou você desencava todo o Tyrannosaurus Rex que é a história em sua mente, reconstituindo osso por osso, ruína por ruína, destroço por destroço, ou "Deus bem saber que melhor seria você catar pinhões." Com a sensibilidade de um arrombador de cofres você precisa sentir o clique da combinação certa. "Na busca pela sua história, seu empenho deve ser semelhante ao de um animal predador concentrado em sua presa."


Não se vai ao poço apenas uma vez, mas todos os dias. Ninguém deixa de dar o desejum a uma criança nem se esquece de acordar a cada manhã. [pág. 63]

O autor utiliza diversos trechos de renomados escritores nos quais os mesmos falam sobre a experiência escritor (a) e seus pensamentos a respeito dos aspectos da escrita, como enredo, pontos de vista, história, revisão. Desse modo teremos autores que fazem interpretações diferentes sobre um mesmo assunto. Os comentários realizados por Koch acabam por situar e esclarecer o leitor, apresentando seu ponto de vista com base em sua experiência como leitor, escritor e professor. Pode-se dizer que por meio de seu livro, Koch encontrou uma maneira de lecionar aos leitores de diversos locais do globo.


A dolorosa verdade é que, para ser escritor, você precisa escolher o que vai sacrificar. [pág. 66]

Não irei me estender mais que isso. Recomendo Oficina de Escritores aos leitores atormentados pelas famosas ressacas literárias (impossível não receber sangue novo após essa leitura) e, especialmente, a todos os aspirantes a escritores. Os conselhos que você encontrarão nesse livro, da primeira à última página, funcionarão como injeção de adrenalina ponderada em seu corpo. Você não sairá do mesmo modo que entrou.


O trabalho do escritor é conseguir tirar cada osso do solo sem danificá-lo. Ás vezes, o fóssil que você desenterra é pequeno, uma concha marinha. Ás vezes, é enorme, um Tyrannosaurus Rex, de costelas gigantes e dentes arreganhados. - Stephen King

2 comentários:

  1. Além desse livro, estou bastante interessada em ler On Writing, que é basicamente o livro que conta não só a história de Stephen King como ajuda aspirantes a escritores. Eu tenho o sonho de poder acabar de escrever um livro em algum ano da minha vida, treino com contos e coisas simples, e somente agora tive o interesse de buscar por livros que fale e me ajude com isso.

    E ótimo texto! (como sempre, haha).

    ResponderExcluir